A Fifa apresentou a bola oficial da Copa do Mundo de 2026, chamada Trionda, nesta quinta-feira (2), em Nova York. O design celebra os três países anfitriões: Estados Unidos, México e Canadá e é associado a um avanço tecnológico relacionado ao VAR.
A bola foi desenvolvida pela Adidas, que fornece a bola do torneio desde 1970. O nome “Trionda” faz referência à ola feita pela torcida nos estádios.
A bola já está à venda no site oficial da Adidas. A versão Pro, que será utilizada nos jogos, custa R$ 1.299,99, enquanto a versão Mini sai por R$ 99.
A primeira Copa do Mundo organizada por três países contará com 48 seleções, o que inspirou o nome e as cores da bola, com toques de verde, vermelho e azul.
A bola ainda exibe elementos de cada nação anfitriã: folhas de bordo do Canadá, a águia do México e estrelas dos Estados Unidos.
No centro da bola, há um triângulo que simboliza a união dos três países norte-americanos, formado por painéis que imitam as ondas, referência ao nome da bola.
A Adidas incorporou avanços aerodinâmicos e tecnológicos na Trionda, que fornecerão informações sobre cada movimento da bola.
A tecnologia combina dados de rastreamento da bola, coletados por sensores internos, com dados de posicionamento dos jogadores, utilizando inteligência artificial para gerar alertas automáticos de impedimento para o VAR.
Um sensor leve instalado em um dos painéis da bola envia dados 500 vezes por segundo para até 26 antenas ao redor do campo, registrando cada toque com uma precisão de 2 milissegundos.
A apresentação da bola é mais um passo na contagem regressiva para o Mundial norte-americano, cujos ingressos já estão à venda, e o sorteio da fase de grupos ocorrerá em 5 de dezembro em Washington DC.