Paulo Soares, narrador e apresentador, faleceu aos 63 anos. Tive a oportunidade de trabalhar com ele na ESPN, experiência que me deixou saudades.
Após a vitória do Bahia sobre o Palmeiras por 1 a 0, Abel Ferreira criticou o gramado da Fonte Nova, em Salvador, apontando-o como responsável por lesões dos jogadores. Rogério Ceni respondeu que, embora o gramado não seja bom, ele prejudica mais o Bahia, que faz mais passes desde a defesa, em contraste com o Palmeiras, que prefere passes longos.
A afirmação de que o Palmeiras não utiliza passes da defesa não é correta. O time frequentemente inicia jogadas com passes, assim como o Bahia, que também usou um passe longo na jogada do gol da vitória, com lançamento do goleiro Ronaldo para Ademir.
Ambos os treinadores são vaidosos e desejam ser reconhecidos como os melhores do mundo, refletindo suas ambições dentro do esporte.
Um comentarista sugeriu que Everton Ribeiro deveria se posicionar mais próximo do gol, mas discordo. Atuando no meio-campo, ele tem mais controle da bola e oferece qualidade ao jogo. O que falta a ele é a intensidade de transitar entre defesa e ataque. Se tivesse tido um desenvolvimento apropriado nas categorias de base, poderia ter se tornado um jogador como Pedri, do Barcelona, ou Bruno Guimarães, da seleção brasileira.
Quando jogava no Cruzeiro, meu pai dizia que Pelé era o melhor jogador do mundo, mas Di Stéfano era o único que brilhava de uma intermediária à outra. Como meia-atacante, eu começava as jogadas em meu campo, e ao chegar ao campo adversário, já estava cansado. Acabei me conformando em ser apenas Tostão.
No fim de semana, Palmeiras e Cruzeiro perderam, enquanto o Flamengo conquistou uma vitória, se distanciando dos concorrentes. Se o Palmeiras perder para o Vasco (1°/10) e o Cruzeiro for derrotado pelo Flamengo (2/10), a equipe mineira verá seu sonho de ser campeã do Brasileirão desvanecer.
O Corinthians, sem Memphis e Garro, se tornou um time mediano devido à fragilidade do elenco. As substituições de Dorival Júnior no segundo tempo contra o Flamengo pioraram o desempenho da equipe, e Talles Magno, que entra em quase todas as partidas, não tem apresentado bom rendimento.
O Cruzeiro deve adotar uma estratégia semelhante à do Corinthians contra o Flamengo, utilizando passes longos para explorar as falhas defensivas do adversário. O Cruzeiro já realiza esse tipo de jogada com o veloz Kaio Jorge.
A presença de Carrascal desde o início do jogo contra o Corinthians, armando jogadas pela direita e pelo centro, deixou o ataque do Flamengo menos previsível e mais diversificado.
Arrascaeta teve uma evolução significativa. Ele passou a atuar mais próximo da área, o que resultou em menos tempo com a bola, mas aumentando sua efetividade ao escolher momentos oportunos para decidir as jogadas. Ele se transformou de um bom jogador em um craque, com finalizações precisas.