A Itália venceu a Bulgária e conquistou seu quinto título do Mundial masculino de vôlei na final realizada no domingo (28), na Cidade de Pasay, Filipinas.
O jogo terminou em 3 sets a 1, com parciais de 25-21, 25-17, 17-25 e 25-10.
A Bulgária, liderada pelos irmãos Aleksandar e Simeon Nikolov, não conseguiu superar a experiência dos italianos, que chegaram à final após derrotar a Polônia na semifinal.
Com esse resultado, a Bulgária alcançou sua primeira final desde 1970, quando ficou com a prata. A Itália, por sua vez, já havia sido campeã em 1990, 1994 e 1998, e defendia o título obtido em 2022.
A seleção feminina da Itália também foi campeã mundial, na Tailândia, no início deste mês.
Yuri Romanò foi o maior pontuador da partida, conquistando 22 pontos, enquanto o ponteiro Alessandro Michieletto liderou a equipe durante todo o torneio com 82 pontos. Aleksandar Nikolov, da Bulgária, fez 23 pontos na final, totalizando 173 pontos no Mundial.
Invicta, a seleção búlgara chegou à semifinal após uma virada emocionante sobre os Estados Unidos, superando um déficit de 2 sets a 0. Na semifinal, também saiu atrás contra a República Tcheca, mas conseguiu vencer em quatro sets.
A Itália teve um caminho mais desafiador, perdendo para a Bélgica em cinco sets e avançando em segundo lugar no grupo F. Nas oitavas, venceu os argentinos, e na fase seguinte, fez a revanche sobre os belgas. Na semifinal, derrotou os poloneses.
O Brasil caiu na fase de grupos pela primeira vez em 55 anos.