A FPF (Federação Paulista de Futebol) lançou um vídeo para combater o mau comportamento dos pais durante as partidas das categorias de base no estado de São Paulo. A campanha “-Ódio + Futebol” foi iniciada no ano passado.
A federação publicou várias postagens com trechos do vídeo em suas redes sociais, contendo relatos de crianças atletas sobre o tema.
“Não é legal xingar uma criança. Fiquei triste. Até chorei”, afirmou uma delas.
Outros mencionaram que os comentários vindos da arquibancada impactam psicologicamente durante os jogos e relataram ofensas que já ouviram.
Em outra parte do filme —publicada na íntegra no canal do YouTube do Paulistão— uma criança acorda em um dia de jogo animada, mas ao chamar os pais para saírem rumo ao estádio, descobre que eles não irão porque estão de castigo.
Essa cena faz referência à decisão da federação de fechar os portões para as partidas das categorias sub-11 e sub-12, realizadas no fim de agosto e início de setembro, devido ao mau comportamento dos pais durante os jogos.
De acordo com a federação, 144 partidas dessas duas categorias ocorreram sem público, e a decisão teve um caráter educativo, seguindo uma recomendação do TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo).
Pais e torcedores foram autorizados a retornar às partidas a partir de 14 de setembro.