O Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que abriga a maioria das secretarias estaduais do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, tornou-se na quinta-feira (23) a maior rampa de skate do mundo.
O skatista Sandro Dias, 50, campeão mundial conhecido como Mineirinho, realizou uma descida de 70 m, quebrando o recorde mundial, durante um evento da Red Bull em parceria com o governo gaúcho.
No total, foram sete descidas, começando a 30 metros de altura e aumentando gradativamente até 70 m, onde um novo recorde foi estabelecido.
A descida final, com altura de 70 m, durou cerca de sete segundos, do ponto inicial até a proteção no nível da rua.
O skatista utilizou uma parede de espuma para absorver o impacto e retornava ao topo do prédio de rapel após cada manobra.
O evento foi fechado ao público, seguindo protocolos de segurança, mas muitos funcionários e moradores se reuniram nas proximidades para assistir.
Ocorriam churrascos, venda de bebidas e jovens skatistas praticavam nas calçadas em meio ao evento.
Inaugurado nos anos 1980, o CAFF é um símbolo da arquitetura da cidade e inspirou jovens a sonhar com descidas de skate em sua fachada. Para o evento, estruturas provisórias foram montadas no prédio de 85 metros.
“Sempre imaginei isso, pois vivi a vida toda em Porto Alegre”, comentou a líder de projetos em TI Marina Engrasia, 29. “Descobri que o prédio se chama CAFF hoje, mas sempre foi o prédio da rampa de skate para mim.”
Além das estruturas, o prédio recebeu letreiros da Red Bull e uma faixa da marca Prada, parceira do evento.
O governo estadual afirmou que não houve custos públicos e que a Red Bull se comprometeu a construir duas rampas de skate no estado em troca do uso do espaço.