O Brasil continua sem conquistar prêmios na cerimônia da Bola de Ouro em 2024, que premia os melhores jogadores, jogadoras, goleiros, treinadores e equipes de futebol desde 1956.
Desde 2019, com a vitória de Alisson, do Liverpool, no Troféu Yashin, nenhum brasileiro ganhou uma Bola de Ouro, prêmio tradicional da revista francesa France Football.
Vinicius Junior, do Real Madrid, quase ganhou o troféu de melhor jogador em 2023, mas perdeu para Rodri, do Manchester City, em uma votação marcada pelo boicote do clube espanhol.
Quase dois meses depois, Vini conquistou a premiação The Best, da Fifa, que atualmente tem relevância semelhante à Bola de Ouro.
A última vitória de um brasileiro na eleição feita por jornalistas foi em 2007, quando Kaká, do Milan, venceu a Bola de Ouro, superando Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
A atacante Marta foi premiada como a melhor jogadora do mundo em 2010, em uma cerimônia que unificou Fifa e France Football até 2015.
Neymar ficou em terceiro lugar nas edições de 2015 e 2017, atrás de Messi e Cristiano Ronaldo.
Nesta edição, Raphinha (Barcelona) e Vini Jr. foram finalistas do prêmio principal, que teve como sede o Théâtre du Châtelet, em Paris. O prêmio foi ganho pelo francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain (PSG).
As brasileiras Amanda Gutierres (Palmeiras) e Marta (Orlando Pride) também estavam na votação, mas o prêmio foi para Aitana Bonmatí, do Barcelona e seleção espanhola.
O atacante Estêvão, destaque pelo Palmeiras antes de ir para o Chelsea, concorria ao Troféu Kopa, mas perdeu para Lamine Yamal da Espanha.
Alisson, campeão com o Liverpool, foi superado no Troféu Yashin pelo italiano Gianluigi Donnarumma, que foi campeão europeu e vice-mundial com o PSG.
O Botafogo, campeão da Libertadores no final de 2023, foi um dos cinco candidatos a melhor clube, mas o prêmio foi para o PSG.
Arthur Elias, técnico da seleção brasileira vice-campeã olímpica, disputou o troféu de melhor treinador, que ficou com Sarina Wiegman, da Inglaterra.
O Brasil não teve finalistas nas novas categorias de melhor goleira e jogadora jovem, além das categorias de melhor técnico de time masculino e melhor equipe feminina.
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é o brasileiro com mais conquistas na Bola de Ouro, com prêmios nos anos de 1958 a 1961, 1963, 1964 e 1974.
Somente o argentino Messi, com oito prêmios de melhor do mundo (2009 a 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023), está à frente de Pelé.