A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) demitiu o técnico Ramon Menezes da seleção brasileira Sub20 neste domingo (5), após a equipe ser eliminada precocemente na fase de grupos da Copa do Mundo da categoria, realizada na cidade de [localidade]. A equipe não conseguiu vitória, somando duas derrotas e um empate.
A seleção não conseguiu vencer na competição, com derrotas para Marrocos e Espanha, e um empate com o México, resultando na eliminação pela primeira vez na fase de grupos do Mundial.
“A decisão foi tomada após avaliação sobre o ciclo de trabalho desenvolvido até aqui”, informou a CBF em comunicado.
Ramon Menezes afirmou após a derrota para a Espanha, que resultou na desclassificação: “O torcedor fica triste, chateado, mas às vezes ele não entende todo contexto, toda nossa dificuldade. Tivemos pouco tempo para trabalhar, para treinar, porque senão, nem esses atletas teriam sido liberados.”
Por não ser uma Data Fifa, os clubes não são obrigados a liberar jogadores para as seleções nacionais em torneios de base, o que causa desfalques significativos nas equipes.
A seleção brasileira não pôde contar com jogadores como Estêvão, do Chelsea, e Endrick, do Real Madrid, que já estavam convocados por Carlo Ancelotti. A Espanha também não pôde escalar Lamine Yamal, do Barcelona, que foi campeão da Euro com a seleção principal em 2024.
O principal jogador da seleção no Chile era o atacante Wesley, revelado pelo Corinthians e atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita. O atacante Pedrinho, também formado na base corintiana e no Zenit, estaria disponível se o Brasil tivesse avançado à fase de mata-mata.
Desde 2022, Ramon Menezes tem acumulado resultados insatisfatórios à frente da equipe nacional de base nos últimos anos.
Na edição anterior da Copa do Mundo Sub20, em 2023, a seleção brasileira foi eliminada nas quartas de final por Israel, um time sem grande tradição, na prorrogação.
Bicampeã olímpica nos Jogos do Rio, em 2016, e de Tóquio, em 2021, a seleção brasileira também não se classificou para os Jogos de Paris, em 2024, no torneio Sub23.
Contando com nomes como Endrick e John Kennedy, o Brasil terminou em terceiro no classificatório regional para as Olimpíadas, enquanto Argentina e Paraguai garantiram as vagas.
O treinador interinamente comandou a seleção principal do Brasil na primeira metade de 2023, após a saída de Tite, onde teve uma vitória e duas derrotas em três partidas.