Nesta semana, o grupo Estado de S. Paulo, responsável pelo jornal Estadão, anunciou a aquisição da NZN, controladora do site TecMundo, um dos mais relevantes no setor de tecnologia no Brasil.
O valor da transação não foi revelado, mas espera-se que gire em torno de um milhão. O objetivo é que o Estadão utilize a expertise da NZN para aumentar sua audiência entre as novas gerações.
O primeiro passo será a integração das empresas, que vão compartilhar as principais páginas de seus sites. A estimativa é que, sem contar os usuários em comum, as empresas possam somar até 3 milhões de novos visitantes mensais, dado o portfólio da NZN, que inclui Voxel, Minha Série, Mega Curioso e The Brief.
“O que nos atraiu foi a audiência do TecMundo e das outras marcas da NZN, além da sua capacidade de produção audiovisual,” afirmou Erick Bretas, CEO do Estadão, ao Brazil Journal. “Faz parte da nossa estratégia produzir muito mais conteúdo em vídeo, pois a rentabilização do vídeo é maior e isso nos permite realizar projetos publicitários e branded content”.
O foco também está em outras verticais online, onde a NZN possui uma audiência significativamente maior, como no YouTube, onde seu número de seguidores é quase quatro vezes maior que o do Estadão.
As empresas iniciarão investimentos em conteúdo personalizado para negócios e buscarão novas oportunidades na área de eventos. As verticais Paladar, E-Investidor e Jornal do Carro devem se beneficiar dessa nova fase do jornal, que é publicado em São Paulo.
“Ter essa infraestrutura de produção audiovisual vai potencializar esses negócios, assim como os serviços de white label que eles oferecem,” declarou Bretas. “Vamos entrar na gestão de sites e redes sociais para empresas que não desejam investir em equipe própria”, concluiu.
Thiago Cruz, CEO da NZN, enfatizou que as sinergias entre as duas empresas devem ampliar seu alcance e relevância no mundo digital. Ele também afirmou que a transação facilitará a aceleração de novos produtos e modelos de negócios.
“A NZN é hoje um dos principais players independentes de conteúdo digital do país, com marcas fortes, produtos relevantes e um time de alto desempenho, com destaque para o TecMundo. Fazer parte do Estadão, um ícone do jornalismo brasileiro e uma empresa com grande competência digital, é o melhor caminho para nossas marcas e nosso time”, ressaltou.