O ouro é o metal precioso mais valorizado desde o início da civilização, tendo subido +10,54% em setembro e +47,19% no acumulado de 2025, conforme estudo de Einar Rivero, CEO da Elos Ayta.
Na parte inferior do ranking dos investimentos, aparece o dólar americano, especificamente a taxa Ptax, que é acompanhada pelo Banco Central. O indicador mostrou que a moeda americana se desvalorizou em −1,99% nos últimos 30 dias e caiu −14,11% no acumulado do ano. Nos últimos 12 meses, o Dólar Ptax também apresentou queda (−2,38%).
Para os investidores brasileiros, há uma oportunidade clara para iniciar ou intensificar a diversificação do patrimônio no exterior, especialmente por meio de investimentos na bolsa de valores americana.
Einar Rivero destaca que o Dólar Ptax atingiu sua menor cotação do ano em 18 de setembro, alcançando R$ 5,30. Ele observa que a tendência atual é de desvalorização do dólar em relação ao real brasileiro, embora no longo prazo a moeda americana geralmente se valorize mais.
“Quem diversificou a carteira, combinando ativos de risco com proteções como o ouro e uma dose de criptomoedas, percebeu um crescimento mais consistente do seu patrimônio em 2025. O recado é claro: quem se mantém informado e equilibra risco e proteção tende a ter melhor desempenho”, conclui o CEO da Elos Ayta.