Duas construtoras listadas na bolsa brasileira, Moura Dubeux (MDNE3) e Direcional (DIRR3), estão considerando uma parceria para expandir seus negócios no Nordeste, onde o mercado imobiliário apresentou crescimento acelerado nos últimos anos.
A Moura Dubeux já é líder em imóveis de alto padrão na região, mas busca também ingressar no segmento do MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Por sua vez, a Direcional foca na habitação popular de média e baixa renda e vê oportunidades de crescimento no Nordeste.
As empresas assinaram um acordo para analisar oportunidades de investimento conjunto em projetos residenciais voltados ao segmento de média e baixa renda, especialmente na Faixa 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida, nas principais capitais da região Nordeste.
Em comunicado nesta segunda-feira (29), a proposta é unir o conhecimento da Moura Dubeux sobre o mercado imobiliário nordestino à experiência da Direcional no segmento econômico.
As companhias ressaltaram que ainda não há parceria fechada e que cada projeto será avaliado individualmente, considerando os direitos e obrigações de ambas as partes e a necessidade de aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Ações reagem
As ações das construtoras abriram em alta nesta terça-feira (30), em função da possível parceria. Às 11h30, a Moura Dubeux avançava 1,61% e a Direcional subia 1,31% na B3.
Segundo análise do BTG Pactual, ainda é cedo para avaliar o impacto da parceria nos volumes de lançamentos e vendas, mas a expectativa é positiva.
O banco acredita que a parceria oferece oportunidades mútuas e pode “gerar resultados sólidos no futuro”, destacando o desempenho de ambas as empresas. Por isso, reiterou a recomendação de compra para os papéis nesta terça-feira (30).