Uma pesquisa realizada pelo Datafolha entre 8 e 9 de setembro de 2025 indicou que 33% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, superando os 29% registrados no levantamento anterior, feito em julho.
A rejeição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi de 38% neste início de setembro, abaixo dos 40% que consideravam sua gestão ruim ou péssima em julho.
Esses dados levaram os investidores da bolsa de valores brasileira a reconsiderar suas estratégias na expectativa do desfecho da corrida à Presidência da República nas eleições de 2026.
Lula X Bolsonaro
Atualmente, Lula tem uma avaliação superior à de Bolsonaro no mesmo período de mandato, com 33% dos eleitores considerando seu governo ótimo ou bom, em comparação a 21% para Bolsonaro. A avaliação negativa é menor para Lula, com 28% considerando seu governo ruim ou péssimo, enquanto 53% fazem essa avaliação de Bolsonaro.
Em setembro, 28% dos entrevistados consideraram o governo Lula regular, uma queda em relação aos 29% do levantamento de julho. O índice de indecisos aumentou de 1% para 2% no mesmo período.
De acordo com o instituto, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2.005 pessoas em 113 municípios brasileiros.
O Datafolha indica que 48% dos entrevistados aprovam o governo Lula e 48% desaprovam. No levantamento anterior, 50% desaprovavam e 46% aprovavam o trabalho do presidente.