O governo de Donald Trump autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a realizar ações secretas na Venezuela com o objetivo de remover Nicolás Maduro do poder.
As informações foram divulgadas pelo jornal americano The New York Times, e Trump confirmou a veracidade das medidas para intervir no sistema político do país vizinho ao Brasil.
Enquanto isso, a Casa Branca oferece uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão e condenação de Maduro, acusado de tráfico de drogas nos EUA. Em resposta, o regime bolivariano convocou 4,5 milhões de milicianos para reforçar as fronteiras venezuelanas.
Geopolítica e as petroleiras na bolsa de valores
A Venezuela, ao destacar-se no cenário geopolítico, é lembrada por possuir a maior reserva de petróleo conhecida do mundo.
As petroleiras americanas Exxon Mobil (XOM) e Chevron (CVX) são responsáveis pela extração de petróleo na Guiana, país vizinho da Venezuela, cuja soberania sobre certas áreas é reivindicada pelo governo Maduro. Apesar da situação, as ações da Exxon Mobil caíram 0,61%, enquanto os papéis da Chevron recuaram 0,22%, acompanhando a tendência negativa dos preços do petróleo no mercado internacional, com as referências WTI e Brent se aproximando das mínimas em cinco meses.