O príncipe William participou de uma cerimônia oficial no Pão de Açúcar, na Urca, onde recebeu as chaves da capital fluminense das mãos do prefeito Eduardo Paes. O objetivo da visita é discutir a pauta ambiental no âmbito da COP 30, que será realizada em Belém, em apenas duas semanas.
O príncipe é anfitrião e organizador do prêmio Earthshot Prize, considerado o Oscar da Sustentabilidade, que acontece nesta quarta-feira (5) no Museu do Amanhã. O prêmio é de cerca de 1 milhão de euros e será oferecido a cinco soluções consideradas inovadoras para o meio ambiente.
“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife. Obrigado pela calorosa recepção, prefeito”, publicou nas redes sociais, com uma foto ao lado do político.
Essa não é a primeira vez que um membro da realeza britânica desembarca no Brasil. Além de William, seu irmão Harry e o pai Charles também já vieram ao país em oportunidades anteriores. Sua mãe, a princesa Diana, hoje falecida, também já veio ao país em 1991, para discutir temas ambientais, quando visitou as cidades de São Paulo, Rio e Foz do Iguaçu.
Outro famoso que desembarcou no RJ foi o cantor Shawn Mendes, que também deve participar da premiação. Sem agenda de shows divulgada, ele vai se apresentar apenas durante o evento ao lado da australiana Kylie Minogue e de outros artistas nacionais, como Gilberto Gil, Seu Jorge e Anitta.
Criado há cinco anos, esta é a primeira vez que o Earthshot Prize é realizado na América do Sul. O evento é realizado apenas alguns dias depois que a cidade foi palco de uma das ações policiais mais sangrentas da história do país.
“Conversamos sobre política. Conversamos sobre a paisagem do Rio, ele me perguntou muito sobre as favelas… o contraste entre as favelas e as áreas mais ricas”, disse o prefeito. “Tentei explicar a ele os problemas de segurança na cidade. Obviamente, é algo muito mais profundo do que o que pode ser explicado em cinco minutos. Mas foi uma boa oportunidade”, acrescentou.
COP 30 em Belém
Após a premiação, o príncipe segue para Belém, onde participará da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro. Durante este período, a cidade amazônica será a capital do Brasil, conforme alteração simbólica feita pelo governo federal.
O Planalto estima que mais de 40 mil visitantes desembarquem em Belém durante os dias do evento, sendo que 7 mil serão membros da ONU e dos países membros. Todo o calendário da COP é aberto ao público, mas algumas agendas são exclusivas para comitivas oficiais.
“Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígena, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”, disse o presidente Lula.






