Um tornado com ventos de até 250 quilômetros por hora atingiu o Brasil na noite de sexta-feira (7), especialmente no estado do Paraná, onde 90% da zona urbana da cidade de Rio Bonito do Iguaçu teve a infraestrutura comprometida.
De acordo com a Defesa Civil, ao menos seis pessoas perderam a vida, duas estão desaparecidas e 432 estão feridas. A tempestade foi classificada como categoria 3 pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Distante 391 quilômetros da capital Curitiba e com população de pouco mais de 14 mil habitantes, o município de Rio Bonito do Iguaçu baseia sua economia no comércio varejista local, além de atividades de agricultura e pecuária.
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), esteve neste sábado (8) na cidade atingida pelo tornado e anunciou medidas para levantar todos os prejuízos causados e ajudar na reconstrução, especialmente das casas.
Ratinho Junior decretou Estado de Calamidade Pública no município, o que permite ao governo estadual adotar procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações e a mobilização imediata de recursos.
Apoio federal
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também expressou solidariedade às famílias das vítimas que faleceram devido à passagem do tornado por municípios do centro-sul do Paraná.
Lula anunciou o envio de uma equipe à região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, com técnicos da Defesa Civil.






