
A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, onde o evento teve seu início.
Conforme a legislação, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro. Neste ano, a data-limite cai em um domingo, dia em que não há compensação bancária, o que exige que os empregadores antecipem os depósitos para o dia útil anterior, que será a sexta-feira, 28 de novembro.
O 13º salário, oficialmente denominado “Gratificação de Natal para os Trabalhadores”, foi instituído pela Lei Nº 4.090 de 1962 e assegura a todos os trabalhadores com carteira assinada o direito a um salário extra no final do ano.
Para aqueles que trabalharam menos de 12 meses, o valor pago será proporcional ao tempo de serviço, sendo necessário que o funcionário tenha trabalhado pelo menos 15 dias no mês para que este seja considerado.
A primeira parcela corresponde a 50% do valor bruto a que o trabalhador tem direito, enquanto a segunda parcela já sofre os descontos do INSS e do IR.
A segunda parcela pode ser depositada até 20 de dezembro, que neste ano será um sábado, antecipando, assim, o prazo de pagamento para a sexta-feira, 19 de dezembro.
Apesar de oficialmente ocorrer no dia 28 de novembro, a Black Friday no Brasil se estende por quase todo o mês de novembro, resultando na denominação de “Black November”.
A época é geralmente a melhor para o faturamento do varejo de bens duráveis, ao lado do Natal. Contudo, a taxa básica de juros no mais alto nível em 20 anos e a alta taxa de inadimplência da população adulta brasileira podem impactar as vendas de produtos de maior valor, como eletrodomésticos e eletrônicos, neste final de ano.






