Segundo a empresa, mais de 500 companhias que hospedam seus serviços na nuvem da Amazon foram afetadas, com reflexos em países de todos os continentes, inclusive no Brasil. O Prime Video, a Perplexity e o Fortnite também registraram instabilidades.
A pane da AWS teve efeito dominó e derrubou também os jogos Roblox, Clash Royale e Clash of Clans. No setor financeiro, o Venmo, do PayPal, e o Chime registraram falhas em seus serviços. O Lyft, concorrente do Uber, também ficou fora do ar para milhares de usuários norte-americanos, ampliando o alcance do apagão.
A AWS afirmou, por volta das 6h, que havia identificado a possível origem do problema, relacionada a um erro nos servidores da região “US-EAST-1”, e que trabalhava na normalização dos sistemas.
“Podemos confirmar taxas de erro significativas e aumento de latência para diversos serviços na região US-EAST-1”, e disse que seus engenheiros “foram imediatamente acionados e estão trabalhando ativamente para mitigar o problema e compreender a causa raiz”.






