A Petrobras (PETR4) divulga o relatório de produção e vendas do terceiro trimestre nesta sexta-feira (24), após o fechamento do mercado.
A expectativa dos analistas é de um crescimento da produção de petróleo, o que pode alavancar os resultados financeiros e os dividendos da estatal.
Segundo a XP, dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo) sugerem que a produção da Petrobras subiu 8% em relação ao segundo trimestre. Assim, pode chegar a 2,5 milhões de barris de petróleo e gás por dia no terceiro trimestre.
“Um dos principais destaques do terceiro trimestre de 2025 da Petrobras é o aumento da produção”, disse a XP, ressaltando que uma maior produção deve se traduzir em melhores resultados financeiros e dividendos.
Os dados ainda podem ser favorecidos por uma leve melhora nos preços, segundo a XP. Isso porque, embora os preços do petróleo tenham continuado baixos no trimestre, o dólar desvalorizou no período, o que pode gerar ganhos cambiais para a estatal.
“Esperamos que esses efeitos se acumulem e impulsionem um Ebitda sequencialmente mais alto”, disse a XP, que projeta a cifra em US$ 11,3 bilhões, o que representa uma alta de 10,8% em relação ao trimestre anterior.
E os dividendos?
Com base nisso, a XP ainda espera que a Petrobras distribua cerca de US$ 2,3 bilhões em dividendos ordinários no trimestre, o equivalente a um DY (Dividend Yield) de 3,3% no trimestre.
O Citi também espera dados sólidos e dividendos resilientes da Petrobras no terceiro trimestre. Contudo, é um pouco mais cauteloso que a XP.
Para o banco, a produção da Petrobras deve ser de 2,4 milhões de barris por dia e há possibilidade de um aumento da alavancagem da companhia, devido aos preços menores do petróleo.
Resta aos investidores, portanto, ver o que a Petrobras vai de fato anunciar. Os dados de produção e vendas do terceiro trimestre saem nesta sexta-feira (24), após o fechamento do mercado. Já o balanço financeiro será apresentado no dia 6 de novembro, provavelmente junto com os dividendos do trimestre.






