Nesta sexta-feira (14), a B3 informou que deve mudar a maneira como a divulgação da prévia do Ibovespa (IBOV) é realizada. A partir da próxima temporada, a terceira lista antecipada será divulgada cinco dias antes de entrar em vigor.
Atualmente, a operadora da bolsa de valores divulga a última listagem depois do penúltimo pregão antes de a lista entrar em vigor. Isso permitirá que investidores e analistas tenham mais tempo para planejamento e estratégia de investimento, segundo comunicado da B3.
A mudança começa já em dezembro, quando a empresa deve divulgar uma nova composição do IBOV. As prévias serão divulgadas nas seguintes datas: 1º/12, 16/12 e 23/12, com início das negociações marcado para o primeiro pregão de 2026.
O Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileira, reunindo as principais empresas listadas na B3. A carteira é atualizada a cada quatro meses, quando a companhia reorganiza o indicador com base na liquidez e na demanda pelas ações.
Além de reunir os principais ativos do país, o Ibovespa dá indícios do movimento do mercado de capitais. Nesta semana, o indicador bateu um novo recorde histórico, com sua cotação acima dos 158 mil pontos pela primeira vez.
Apenas em novembro, a variação positiva já é de 11%, enquanto, no acumulado do ano, o avanço supera 30%, conforme dados da B3. Por isso, quem escolheu um dos ETFs vinculados ao Ibovespa conseguiu, no mínimo, turbinar a carteira de investimentos em 28%.






