
O BTG classificou a Localiza como uma “pura aposta em taxa de juros”, ressaltando que a empresa possui forte alavancagem operacional e alta sensibilidade às condições financeiras do mercado. O preço-alvo para os próximos 12 meses foi mantido em R$ 53, o que representa um potencial de crescimento de cerca de 33,4% em relação ao preço atual, com recomendação de compra para as ações da Localiza.
Segundo o relatório, a tese fundamenta-se em três efeitos principais resultantes da queda nas taxas de juros: aumento do valor do patrimônio líquido, redução de custos de financiamento e melhoria do ambiente para o setor automotivo.
Juros baixos beneficiam fluxo de caixa da Localiza (RENT3)
O banco enfatizou que “taxas de juros mais baixas ajudam em muitos aspectos, tornando a Localiza uma ‘pura aposta em taxa de juros’”. De acordo com os analistas, o valor da companhia tende a crescer naturalmente com a diminuição dos custos de capital, especialmente por conta do perfil de geração de caixa livre no longo prazo.
O BTG observou que a Localiza possui uma estrutura de capital intensiva, pois precisa financiar constantemente a aquisição de veículos para manutenção e expansão de sua frota. “Nos últimos dez anos, a empresa investiu cerca de 44% de seu valor de mercado anualmente”, indicou o relatório.
Além disso, a expectativa de juros mais baixos pode estimular o mercado automotivo, criando um ambiente mais propício para a venda de carros usados e a renovação da frota. “Melhores condições no mercado automotivo devem desencadear uma série de efeitos positivos, com consumidores retomando a compra de modelos mais novos”, afirmam os analistas do BTG.
Por fim, o relatório destacou que a melhora nas condições de venda e a redução do custo de aquisição de veículos podem resultar em menores preços de aluguel e, consequentemente, em um aumento no volume de locações. Esse cenário deve sustentar o crescimento do resultado operacional da Localiza (RENT3).