A Caixa Seguridade (CXSE3) elegeu um novo diretor-presidente nessa quarta-feira (29).
O escolhido para o cargo éGustavo Portela, que vinha coordenando os investimentos do fundo de pensão da Caixa Econômica Federal, a Funcef (Fundação dos Economiários Federais).
Portela assume o comando da Caixa Seguridade depois que o Conselho de Administração da companhia decidiu destituir o antigo CEO, Felipe Mattos.
Mattos estava à frente da seguradora desde março de 2023, mas foi destituído em setembro deste ano. O motivo da decisão não foi apresentado, o que deixou o mercado em alerta.
Desde então, a Caixa Seguridade vinha sendo comandada de forma interina pelo Diretor de Finanças e Relações com Investidores, Edgar Soares.
Vale lembrar que a troca ocorre em meio à tentativa da Caixa Econômica Federal de se aproximar do mercado de capitais, o que pode significar uma nova oferta de ações do seu braço de seguros.
Perfil
Formado em Direito e com MBA em Gestão e Marketing, Gustavo Portela já foi superintendente-executivo, diretor-executivo e vice-presidente interino da área de atacado da Caixa Econômica Federal.
Depois disso, fez uma passagem pela iniciativa privada, atuando como Chief Human Resources Officer e Chief Marketing Officer do Banco Pan (BPAN4) e como diretor-executivo da Wiz Corporate (WIZC3).
Em 2024, Portela voltou a atuar junto à Caixa, como diretor de Investimentos e Participações da Funcef.
Nesse período, o fundo de pensão da Caixa adotou uma estratégia ativa de investimentos e ampliou a diversificação da sua carteira, para manter uma rentabilidade superior ao CDI, mesmo diante das incertezas econômicas.
Entre as principais apostas do fundo, estão títulos públicos e ações de companhias pouco alavancadas, previsíveis e pagadoras de dividendos.






