A Vale busca otimizar sua estrutura de capital por meio da gestão de passivos financeiros, conforme comunicado da companhia.
A oferta abrange 100% das 388.559.056 debêntures em circulação, que serão canceladas após a recompra. A operação depende da obtenção de financiamento em condições razoáveis e do retorno das debêntures indicadas. Caso essas condições não sejam atendidas, a oferta pode ser cancelada.
Os investidores têm até 31 de outubro, às 19h20 (horário de Brasília), para manifestar interesse na venda. A liquidação financeira será à vista, prevista para 5 de novembro. Para os investidores norte-americanos, a oferta é isenta sob a categoria “Tier I”, que dispensa algumas exigências regulatórias nos Estados Unidos.
O anúncio ocorre após a Vale informar que o segundo forno de processamento de níquel do Complexo de Mineração Onça Puma, no sudeste do Pará, entrou em operação. A ampliação aumentará em 60% a capacidade produtiva da unidade, que agora pode atingir 40 mil toneladas anuais do metal. O novo forno recebeu investimentos de US$ 480 milhões, valor 13% inferior ao previsto.