A Petrobras (PETR4) e a Amazon (AMZO34) firmaram um memorando de entendimento para colaborar no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis no Brasil.
As empresas assinaram um memorando para explorar colaborações em combustíveis de baixo carbono e em sua aplicação em logística.
O objetivo é unir a expertise da Petrobras em energia com o compromisso da Amazon de zerar as emissões de carbono de suas operações até 2040, buscando o “net zero”.
A parceria visa integrar combustíveis mais sustentáveis à rede de transporte da Amazon e explorar formas de torná-los mais acessíveis e econômicos para pequenas e médias empresas, que são a maioria no setor logístico brasileiro.
O que dizem as empresas?
“O setor de transportes representa uma oportunidade significativa para redução de carbono com a adoção de combustíveis mais sustentáveis e melhoria da eficiência operacional”, afirmou a Petrobras ao anunciar o acordo nesta quarta-feira (1º).
O líder de Operações da Amazon Brasil, Ricardo Pagani, disse que, com o memorando, a empresa pretende desenvolver maneiras inovadoras para avançar em suas metas climáticas, enquanto avalia oportunidades para ajudar o Brasil a descarbonizar sua indústria de transportes.
“A parceria busca gerar oportunidades relevantes de negócio para ambas as empresas, avançando na descarbonização e trazendo benefícios à sociedade e ao meio ambiente”, destacou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras.
O desenvolvimento de combustíveis a partir de matérias-primas residuais de baixa intensidade de carbono também pode permitir que “agricultores e cooperativas agrícolas transformem seus resíduos em recursos energéticos valiosos, potencialmente criando empregos na produção agrícola e de combustíveis”, segundo Pagani.
Atualmente, a Petrobras já produz o Diesel R, que contém elementos renováveis, como óleo vegetal e gordura animal, utilizado por empresas como a Vale (VALE3). A estatal continua suas pesquisas nesse setor e planeja avançar na venda direta de combustíveis para grandes consumidores, como a Amazon.