A Weg (WEGE3) ampliará sua capacidade de produção nos Estados Unidos para fortalecer sua posição em segmentos críticos da infraestrutura elétrica americana.
Para isso, a companhia investirá US$ 77 milhões para aumentar em 50% a capacidade produtiva da fábrica de transformadores especiais em Washington, equivalente a aproximadamente R$ 410 milhões na cotação atual.
“O projeto visa expandir a capacidade produtiva, automatizar processos e melhorar a produtividade e eficiência operacional”, foi anunciado na terça-feira (23).
Em comunicado, a Weg informou que os transformadores especiais fabricados na unidade “são fundamentais para a expansão da manufatura industrial, data centers e estabilidade da rede elétrica nos Estados Unidos”.
O objetivo da companhia é consolidar ainda mais sua posição como uma das principais contribuidoras para o avanço da infraestrutura energética nos Estados Unidos.
Além de transformadores especiais, a Weg fabrica transformadores de distribuição e transformadores de potência em Washington, onde o complexo fabril emprega 560 pessoas.
Tarifas
A Weg anunciou o investimento em um momento de tensão comercial e diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
O governo de Donald Trump impôs tarifas a vários parceiros comerciais para incentivar a produção no país, com tarifas que chegaram a 50% para alguns produtos brasileiros.
Essas tarifas criam pressão sobre empresas exportadoras, como a Weg. A empresa, no entanto, informou que encontrou maneiras de reduzir o impacto da medida, como o redirecionamento das rotas de exportação.
Um relatório recente do BTG Pactual destacou que as tarifas não impuseram um “fardo significativo” para a Weg, como se poderia supor.
Os analistas do banco explicaram que a companhia pode usar a produção realizada nos Estados Unidos para atender a demanda local, a qual em sua maioria possui projetos de longo prazo e pode gerenciar os riscos tarifários.
Entretanto, as ações da Weg caíram cerca de 18% na bolsa desde abril, quando as taxas começaram a ser anunciadas.