A Alupar Peru foi a vencedora do Grupo 3 do leilão de Adjudicação de quatro projetos de transmissão de energia elétrica, realizado no Peru.
O prazo de energização no Peru está previsto para novembro de 2029, e a concessão da Alupar será de 30 anos a partir da entrada em operação. Os projetos da companhia estão localizados em Palca, La Pascana, Arequipa, Lima, Apurimac e Puno.
Mais receitas no Brasil
A TNE recebeu autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para iniciar a operação comercial, com a disponibilização das instalações de transmissão para o Sistema Interligado Nacional (SIN), o que confere direito ao recebimento de receita a partir de 16 de setembro de 2025.
A Alupar terá direito a uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 561,6 milhões no ciclo tarifário de 2025/2026, devido ao projeto da TNE, que consiste em 724 quilômetros de linhas de transmissão de energia conectando Roraima a uma subestação no Amazonas.
“O empreendimento representa um avanço estratégico no desenvolvimento sustentável da infraestrutura elétrica nacional, ao conectar o estado de Roraima, último estado isolado, ao Sistema Interligado Nacional, garantido maior segurança e confiabilidade no suprimento energético, reduzindo a dependência de geração emergencial e assegurando acesso a uma matriz mais limpa, eficiente e de menor custo, com impactos positivos para o desenvolvimento regional”, afirma o executivo, em comunicado.