A Vivara (VIVA3) gerou preocupação entre investidores em 2023 devido a mudanças frequentes em sua gestão. No entanto, a empresa ajustou suas estratégias e liderança, mostrando-se focada em oportunidades de crescimento.
Analistas do Santander e da XP Investimentos avaliaram recentemente a situação da Vivara após reunião com sua diretoria e demonstraram otimismo. O Santander manteve a recomendação de compra e elevou o preço-alvo das ações de R$ 34 para R$ 36,40, representando um potencial de alta de 27% em relação ao fechamento de sexta-feira (12).
Em relatório enviado a clientes, o Santander destacou o alinhamento entre o conselho e a diretoria executiva, enfatizando o foco na estabilidade e na colaboração para sustentar o crescimento a longo prazo da Vivara.
A empresa afirmou que a geração de caixa e a melhoria na lucratividade continuam sendo prioridades, enquanto os problemas de governança parecem ter sido superados.
XP
A XP também manifestou uma visão positiva sobre as melhorias na governança, fundamentos e resultados da Vivara, reafirmando a recomendação de compra.
Os analistas da XP saíram da reunião mais confiantes na história da empresa, observando uma governança melhor estruturada e executivos próximos ao negócio para oferecer orientação estratégica, enquanto a diretoria se concentra na execução.
Paulo Kruglensky, ex-presidente da Vivara, deixou o cargo após o fundador, Nelson Kaufman, tentar retomar a liderança em março de 2024. Kaufman renunciou logo depois devido à reação negativa do mercado e, em novembro de 2024, Icaro Borello assumiu como o novo CEO.
Nelson Kaufman também renunciou à presidência do Conselho de Administração da Vivara em julho deste ano, sendo sucedido por sua filha Marina Kaufman, que ocupava a vice-presidência do conselho e passou esse posto para Kruglensky.
Na visão da XP, o atual Conselho de Administração da Vivara tem contribuído para o negócio por meio de sua experiência e participação ativa em comitês, enquanto a diretoria se mantém focada na eficiência operacional.
Os executivos mostraram entusiasmo com as oportunidades de crescimento da VIVA, planejando seguir com disciplina na alocação de capital e foco no ROIC.
Entre as estratégias para alavancar o negócio, os analistas mencionaram a gestão de estoques, a adaptação do portfólio da Vivara, a expansão da rede de lojas e o lançamento da marca Life. Destacaram também que não há previsão de mudanças significativas nas despesas administrativas.