A Petrobras (PETR4) está analisando aquisições de fazendas solares para abastecer suas subsidiárias, conforme informaram fontes internas da empresa.
No evento desta terça-feira (9), o presidente da Transpetro afirmou que a ideia partiu da diretoria interna da Petrobras. A Transpetro é responsável pela logística da estatal e já possui dois terminais de carga operando com energia fotovoltaica.
Fazendas solares são áreas abertas com centenas ou milhares de painéis solares que captam a luz solar para gerar energia elétrica. Especialistas indicam que essas unidades podem reduzir os gastos com eletricidade em até 95%.
“Nossa ideia é que o próximo terminal com energia solar seja em Coari [no Amazonas]. A diretora Angélica nos chamou para um trabalho conjunto com a Petrobras, adquirindo uma fazenda para instalação de placas solares”, declarou Sérgio Bacci.
A construção de estruturas que atendam à demanda da Petrobras é desafiadora devido à grande quantidade de produtos processados. Contudo, esse projeto tem potencial para reduzir os custos com eletricidade, já que usinas renováveis diminuem o custo do fornecimento de energia.
“Não tenho certeza se essa fazenda vai atender toda a demanda da Petrobras, que é imensa. Para isso, precisaríamos de milhares de quilômetros quadrados. Mas a intenção é pelo menos reduzir os custos de energia”, afirmou.
“Estamos colaborando com a diretoria em um projeto mais amplo para o sistema Petrobras, visando abastecer grande parte dos nossos ativos com usinas fotovoltaicas”, prosseguiu no evento Rio Pipeline & Logistics, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
Novos navios
O executivo também mencionou que a companhia está realizando um estudo para a construção de quatro novos navios, todos do modelo Panamax, com capacidade para transportar até 80 mil toneladas.
Essa iniciativa faz parte do plano de negócios da Petrobras para o período de 2026 a 2030. Os navios ainda precisam ser aprovados pela diretoria da empresa e, se aprovados, seguirão para licitação de estaleiros.
Atualmente, a Transpetro supervisiona mais de 25 navios próprios e oito alugados. A previsão é que, nos próximos cinco anos, a empresa dobre sua frota com opções construídas em território nacional.
“Quando falamos de logística, referimo-nos a terminais e dutos. São investimentos muito altos e isso não é algo que se resolve em um ou dois anos”, afirmou Bacci.