Em evento realizado nesta terça-feira (9), a Apple (AAPL34) lançou sua nova linha de smartphones iPhone 17. Os aparelhos chegam ao mercado global em quatro versões: iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max.
Os modelos foram lançados com a tecnologia Ceramic Shield 2, que oferece mais resistência à queda. Também foi incluído um chip A19, que torna os aparelhos mais eficientes e agrega até oito horas a mais de reprodução de vídeo em relação ao iPhone 16, segundo a empresa.
O grande destaque do dia foi o modelo Air, que, segundo a Apple, é “impossivelmente fino”. O aparelho tem um design de apenas 5,6 mm em 6,5 polegadas.
Houve uma evolução na câmera frontal do iPhone, que agora conta com 18 MP e diferentes modos de retrato. Os usuários também poderão fazer uma gravação de vídeo dupla, utilizando a câmera frontal e a traseira ao mesmo tempo.
No Brasil, o iPhone 17 estará disponível para compra a partir do dia 19 de setembro nos seguintes preços:
- iPhone 17: R$ 7.999 (na versão de 256 GB) e R$ 9.499 (na versão de 512 GB)
- iPhone 17 Air: R$ 10.499 (na versão de 256 GB), R$ 11.999 (na versão de 512 GB) e R$ 13.499 (na versão de 1 TB)
- iPhone 17 Pro: R$ 11.499 (na versão de 256 GB), R$ 12.999 (na versão de 512 GB) e R$ 14.499 (na versão de 1 TB)
- iPhone 17 Pro Max: R$ 12.499 (na versão de 256 GB), R$ 13.999 (na versão de 512 GB), R$ 15.499 (na versão de 1 TB) e R$ 18.499 (na versão de 2 TB)
A Apple promete que os novos iPhones terão desempenho comparável ao de um computador, graças às configurações adicionais. Algumas versões ainda oferecem uma bateria que dura todo o dia, um dos principais problemas dos dispositivos da marca.
A companhia também anunciou a nova linha de AirPods, o Pro 3, com preço sugerido de R$ 2.699 nos Estados Unidos. Os modelos foram redesenhados para um formato que se adapta melhor ao ouvido do usuário, com foco nas atividades físicas.
No segmento de vestíveis, o Watch Series 11 custa a partir de R$ 5.499 e inclui um detector de hipertensão, pontuação do sono e bateria com duração de até 24 horas. O relógio conta ainda com conectividade 5G, permitindo ligações, mensagens de texto e transmissão de música.
Ações recuam
Enquanto os diretores da Apple faziam os anúncios, os investidores reagiam às novidades. No começo da tarde, as ações começaram a cair, chegando a uma baixa de 1,5% no dia.
Por volta das 15h30, os papéis na Nasdaq eram negociados abaixo dos US$ 235. No Brasil, os BDRs da companhia seguiam na mesma tendência, operando em torno de R$ 63,50.
Diferentemente de outras grandes empresas de tecnologia, no acumulado deste ano, os papéis comandados por Tim Cook recuam quase 4%. Atualmente, o valor de mercado da Apple é de US$ 3,4 trilhões, segundo o monitor CoinMarket Cap.
iOS 26 em 15 de setembro
A chegada dos novos iPhones 17 também marca o lançamento do iOS 26, que já havia sido anunciado pela fabricante. O sistema operacional apresenta como principal diferencial um design em vidro líquido, que torna os botões dos smartphones transparentes.
O novo design com Liquid Glass oferece uma experiência mais coerente em seus aplicativos e dispositivos, permitindo que tudo flua de maneira mais integrada.
O software estará disponível para os usuários a partir de 15 de setembro e poderá ser instalado em diversos modelos anteriores. Segundo a Apple, todos os smartphones lançados desde o iPhone 11 receberão a atualização para o iOS 26.