O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (9), mesmo com o mercado em alerta devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O principal índice da B3 atingiu os 142,2 mil pontos às 11h47. Depois, desacelerou, mas continuou em alta, subindo 0,10% às 12h02, aos 141.928 pontos.
O Ibovespa é impulsionado principalmente pelas ações de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4). As ações da Vale avançaram 1,06%, enquanto os papéis ordinários da Petrobras ganharam 1,14%, impulsionados pela alta dos preços internacionais do minério de ferro e do petróleo, respectivamente.
A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que a Petrobras deve avançar na exploração de petróleo na Foz do Amazonas, também influenciou o mercado.
O Banco do Brasil (BBAS3) também registrou alta de 0,72%, mesmo diante da expectativa de novas sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras após o julgamento de Bolsonaro.
O dólar seguiu a mesma tendência, subindo 0,16% às 12h, cotado a R$ 5,42, e chegando a aproximadamente R$ 5,44 na máxima do dia.
Julgamento
A Primeira Turma do STF retomou o julgamento do ex-presidente e de mais sete réus por tentativa de golpe de Estado nesta terça-feira (9). O primeiro voto é do ministro Alexandre de Moraes, que já foi sancionado pelos Estados Unidos.
Na véspera, o subsecretário de Diplomacia Pública do governo Trump, Darren Beattie, sugeriu que novas sanções poderiam ser implementadas.
Ele afirmou que Moraes e outros “indivíduos” estariam cometendo “abusos de autoridade” que afetam liberdades fundamentais e avisou que os Estados Unidos continuariam a “tomar as medidas cabíveis”.