O Serasa realiza, nesta terça-feira (9), um feirão nacional para negociar dívidas em atraso, oferecendo até 99% de desconto aos consumidores.
O mutirão ocorre nas agências dos Correios, com a participação de 1,6 mil empresas de diversos setores. Os clientes poderão regularizar faturas de bancos, contas de água e luz, além de débitos de telefonia.
Ainda segundo o Serasa, mais de 10 milhões de dívidas estão aptas a receber descontos, e mais de 2 milhões de pessoas podem ter acesso ao desconto máximo de 99%.
Os consumidores com dívidas em aberto também podem acessar o site do Serasa ou o aplicativo para celular. A plataforma Serasa Limpa Nome estará disponível para negociações durante todo o dia.
Aline Maciel, diretora da Serasa, destacou que este é um momento único para quitar dívidas, com condições especiais que podem ajudar a regularizar as finanças antes do final do ano.
Inadimplência recorde
O mutirão do Serasa acontece em um momento em que o Brasil alcança um patamar recorde de inadimplência, com mais de 78,2 milhões de pessoas negativadas, com dívidas em atraso há mais de 90 dias.
O total de dívidas inadimplentes chega a R$ 482 bilhões, com a maior parte referindo-se a empréstimos e dívidas financeiras. Além disso, 8 em cada 10 pessoas negativadas em maio já haviam enfrentado a mesma situação no ano anterior.
Outro fator que tem gerado preocupação é o aumento das apostas virtuais, que comprometem parte da renda mensal de milhões de brasileiros. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) revelou que 24 milhões de pessoas apostaram em bets no ano passado, e metade delas está endividada.