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Azul (AZUL4) apresenta plano para deixar a recuperação judicial

by 55Invest
7 de Outubro, 2025
Azul (AZUL4) apresenta plano para deixar a recuperação judicial
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A Azul (AZUL4) apresentou nessa terça-feira (16) o plano de reestruturação que pode encerrar o seu processo de recuperação judicial.

O plano detalha a estratégia traçada pela companhia para reduzir o endividamento, aumentar a liquidez e garantir a retomada das operações.

O objetivo é eliminar US$ 2 bilhões em dívida e reforçar o capital, por meio de acordos com parceiros estratégicos e uma oferta de ações de até US$ 950 milhões.

Credores da companhia já se comprometeram a cobrir a maior parte dessa oferta de ações. Contudo, o plano de recuperação da Azul ainda precisa ser aprovado pela Justiça de Nova York.

Segundo o “Valor Econômico”, a Azul espera aprovar o plano com seus credores até 1º de dezembro, para que a justiça possa dar seu veredicto sobre o documento em 11 de dezembro.

Caso esse cronograma se confirme, a companhia poderia encerrar o processo de recuperação ainda em 2025.

Há expectativa de que, com isso, as negociações sobre uma eventual fusão com a Gol (GOLL54) voltem a ganhar força.

Em nota, a Azul afirmou que a apresentação do plano de reorganização na Justiça dos Estados Unidos é um marco importante no processo de reestruturação da companhia e demonstra avanço na busca pelos objetivos de reestruturação em um cronograma acelerado.

“A companhia continua com a meta de obter a aprovação do plano até o final de 2025 e seguirá trabalhando com seus stakeholders para atender às suas necessidades à medida que o plano for revisado e finalizado”, disse.

Recuperação judicial

A Azul entrou em recuperação judicial em 28 de maio de 2025, ao acessar o Chapter 11, nos Estados Unidos.

Com isso, a companhia obteve um financiamento de aproximadamente US$ 1,6 bilhão e buscou readequar contratos de leasing para reduzir os custos e otimizar sua frota de aeronaves.

Ao pedir recuperação judicial, a companhia elaborou um novo plano de negócios que previa uma redução de mais de 35% no número de aeronaves da sua frota futura, visando melhorar a resiliência e reduzir o risco geral, a exposição cambial e a alavancagem.

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