Em publicação nas redes sociais, o presidente Donald Trump sugeriu que as empresas listadas na bolsa de valores deixem de publicar seus relatórios trimestrais. Ele destacou que o fim da obrigatoriedade pode fazer com que as companhias economizem dinheiro e permitam que os gestores foquem na administração dos negócios.
Trump afirmou que “as empresas e corporações não deveriam mais ser obrigadas a reportar, trimestralmente, mas sim em uma base de seis meses”. Ele afirmou que isso economizaria dinheiro e permitiria que os executivos se concentrem na administração adequada de suas empresas.
Além disso, Trump comparou as regulamentações do mercado chinês sobre o assunto, mencionando que “a China tem uma visão de 50 a 100 anos para a gestão de uma empresa, enquanto nós administramos as nossas com base trimestral. Isso não é bom!”
Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, as empresas da bolsa são obrigadas por lei a prestar informações financeiras aos investidores a cada três meses. Dessa forma, publicam documentos com dados sobre lucros, prejuízos, receitas e eventuais mudanças contábeis ocorridas no trimestre anterior.
Para que os relatórios deixem de ser publicados, é necessário que os órgãos reguladores do mercado de capitais criem uma nova regra para os documentos. Nos EUA, essa responsabilidade está nas mãos da SEC, enquanto no Brasil, está com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Em seu mandato anterior, Trump já havia solicitado à SEC uma revisão no modelo de publicação dos balanços, mas não houve mudanças significativas na publicação dos resultados a cada três meses.