O presidente-executivo Francisco Gomes Neto informou que “Os entraves na cadeia de suprimentos devem seguir impondo limites à produção, que não registra 100 entregas anuais desde 2017. O ano de 2026 ainda vai ser mais desafiador para a produção de jatos comerciais.”
Ele acrescentou: “Mas a partir de 2027, vamos voltar com nosso plano forte de crescimento, e esperamos que em 2028 já estejamos batendo nos 100 aviões comerciais por ano.” Neto destacou que, embora a situação tenha melhorado, a companhia ainda enfrenta dificuldades relacionadas a peças de fuselagem vindas da Europa.
As declarações do executivo ocorreram após o anúncio de um pedido de 50 jatos E195-E2 realizado pela Avelo Airlines, o primeiro contrato desse modelo nos Estados Unidos. A operação está avaliada em US$ 4,4 bilhões a preços de tabela das aeronaves.
A Avelo está complementando sua frota de aeronaves narrowbody com o E195-E2, que se destaca pelo consumo de combustível extremamente eficiente, operação silenciosa e capacidade de operar em pistas curtas, permitindo a abertura de novos mercados e otimizando a capacidade em sua malha aérea.