A Petrobras (PETR4) realizará a contratação de 700 jovens aprendizes para apoiar a qualificação e a inserção profissional de jovens brasileiros.
A seleção foi anunciada na terça-feira (23) e abrangerá oportunidades em diversas áreas de aprendizagem em 13 estados e no Distrito Federal.
As inscrições estarão abertas de 6 a 12 de outubro, gratuitamente, pelo site do Programa Petrobras Jovem Aprendiz.
Quem pode participar?
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz aceita inscrições de jovens com idade entre 14 e 21 anos e 7 meses.
Para pessoas com deficiência, que têm 20% das vagas reservadas, não há limite de idade.
Os candidatos que já completaram o Ensino Médio devem apresentar comprovante de matrícula e frequência escolar. Se selecionados, devem escolher um curso de aprendizagem em um horário diferente do escolar.
Benefícios
O programa inclui cursos de aprendizagem profissional básica ou técnica e terá duração de 21 meses.
Os selecionados cumprirã uma jornada de aprendizagem de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 20 horas semanais.
Os aprendizes terão carteira de trabalho assinada com salário mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS, e poderão optar por adesão ao plano de previdência complementar e ao programa de atividades físicas da Petrobras.
Cotas
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz visa promover a inclusão social e o ingresso de talentos no mercado de trabalho através da qualificação profissional.
Além disso, essa seleção reafirma o compromisso da empresa com diversidade, equidade e inclusão, priorizando a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, e estabelecendo cotas para os seguintes grupos:
- 30% de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas;
- 20% para PCDs (pessoas com deficiência);
- 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil e/ou análogo à escravidão;
- 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.
Áreas de aprendizagem
Em parceria com o Senai, a Petrobras oferecerá 30 cursos profissionalizantes, sendo 18 de aprendizagem básica e 12 de nível técnico.
De acordo com a companhia, há vagas para cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, manutenção de máquinas industriais, instrumentação industrial, desenvolvimento de sistemas, petroquímica, logística, química e sistemas de energia renovável.
Além disso, estão disponíveis cursos de aprendizagem em áreas como assistente administrativo, suporte técnico em tecnologia da informação, assistente de logística, assistente de gerenciamento de obras, eletricista industrial e soldador.
Onde estão as vagas?
Há oportunidades nos seguintes municípios: Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Linhares (ES), Vitória (ES), Betim (MG), Juiz De Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Brasília (DF), Três Lagoas (MS).